Lista de tópicos

  • Visão

    Consolidar-se como instituição estratégica de coordenação do Sistema de Arquivos e Bibliotecas do Ministério da Saúde (MS), promovendo uma gestão integrada  que contribua para a qualidade da informação de Saúde, o rigor no acesso, bem como para a preservação da memória institucional do MS.

    • Missão


      A principal missão  da SGMS, na área dos Arquivos e Bibliotecas,  é programar,  coordenar e acompanhar tecnicamente a gestão integrada da informação nos Serviços e Organismos do MS, promovendo  boas práticas de gestão da informação e partilha de conhecimento.

      • Valores

         

        •  Ética
        •  Cooperação
        •  Qualidade
        •  Inovação


        Os nossos valores refletem o compromisso com o Serviço Público e aspiram ao trabalho de excelência, num ritmo de aprendizagem contínua.

        Procuramos colaborar com os Serviços e Organismos do Ministério da Saúde, criando um ambiente de equipa, aberto e transdisciplinar, onde se estimula a inovação e a partilha de boas práticas.

        Partimos do enquadramento legal, organizacional e técnico para definir prioridades e construir redes de conhecimento e parcerias estratégicas.


        • Atribuições

           

          Estudar, programar e coordenar a aplicação de medidas tendentes a promover a inovação, modernização e a política de qualidade, no âmbito do Ministério da Saúde, sem prejuízo das atribuições cometidas por lei a outros Serviços, bem como assegurar a articulação com os Organismos com atribuições Interministeriais nestas áreas.

          Definir, coordenar e promover, em articulação com todos os Serviços e Organismos do Ministério da Saúde, a aplicação de políticas de informação e documentação transversais, com vista à rentabilização de recursos informacionais.

          Definir e coordenar o Sistema de Arquivos do Ministério da Saúde, promovendo uma gestão integrada , que contribua para a qualidade da informação de Saúde, o rigor no acesso e para a preservação da informação.

          Coordenar as ações referentes à organização e preservação do património e arquivo histórico e proceder à recolha, tratamento, conservação e comunicação dos arquivos, promovendo a preservação e comunicação da memória institucional.

          Planear e coordenar a definição de políticas com vista à visibilidade, fortalecimento e ampliação do fluxo de informação científica e técnica do Ministério da Saúde, promovendo o trabalho colaborativo, em rede, e a partilha de conhecimento das Bibliotecas de Saúde.