Lista de tópicos

  • Geral

  • Projecto "Conforto das Palavras"

    A Biblioteca do Centro Hospitalar de Lisboa Central  (CHLC) – Maternidade Dr. Alfredo da Costa tem em curso a implementação de um projecto designado “Conforto das Palavras”.

    Este projecto materializa-se numa biblioteca itinerante com o objectivo de promover o bem-estar através da literatura, sensibilizando para a importância da leitura e desenvolvendo o espírito criativo e a imaginação.

    Destina-se, numa fase inicial, às crianças acompanhadas na Consulta de Pediatria e às grávidas de alto risco, que se encontrem em internamento prolongado.

    Para a materialização desta iniciativa e dado que o acervo documental da nossa Biblioteca é, sobretudo, constituído por publicações científicas, contamos com a criação de parcerias com as diversas editoras e com o apoio de particulares e colaboradores do CHLC.

    Assim, gostaríamos de solicitar a Vossa colaboração, através da oferta de algumas publicações, que deverão ser entregues na Biblioteca da Maternidade Dr. Alfredo da Costa (dias úteis entre as 8h e as 16h).




    • Rede de Bibliotecas de Saúde: II Reunião

      A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS), no âmbito do Programa Simplex+ Saúde 2016 promoveu, no passado dia 9 de novembro, no Auditório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, as Reuniões das Bibliotecas de Saúde (às 9:30 Bibliotecas Hospitalares e de Investigação/Especializadas e, às 14:00, Bibliotecas Académicas).

      Como pontos de agenda das reuniões, destacam-se:

      • Apresentação do Relatório de Diagnóstico às Bibliotecas de Saúde;
      • Articulação com vista à constituição institucional da Rede de Bibliotecas da Saúde;
      • Proposta de Grupos de Trabalho e nomeação dos respetivos membros;
      • Exploração de formas de participação na Plataforma Saúde.Doc.

      Bibliotecas Hospitalares e de  Investigação/Especializadas

      Bibliotecas Académicas

      A SGMS, na sequência das recomendações emanadas no Relatório, considerou fundamental a criação dos seguintes Grupos de Trabalho: GT- Rede de Bibliotecas de Saúde; GT- Estudos do Utilizador; GT- Definição de Indicadores de Desempenho; GT-Negociação de Recursos Bibliográficos.

      Por outro lado e neste contexto, as reuniões com as Bibliotecas representam mais um passo no trilho da criação de uma verdadeira REDE de Bibliotecas de Saúde, valorizando os projetos e desempenho das Instituições e profissionais, quer a nível nacional, quer internacional.

      A Plataforma Saúde.Doc representa um espaço fundamental para o desenvolvimento destes projetos, pois abarca as áreas de Arquivo e Bibliotecas de Saúde, promovendo o trabalho em rede, as parcerias e sinergias.

      Permite ainda a gestão da informação dos Grupos de Trabalho, a partilha de conhecimento e evidência científica em saúde, suportada pela cooperação entre instituições e profissionais da área da informação.