Lista de tópicos

  • Geral

  • Apoio Técnico

     

    Por forma a dar resposta às funções fulcrais da SGMS, na área dos Arquivos, e proceder à respetiva reengenharia de processos, foi necessário delinear um planeamento de médio/longo prazo, consubstanciado num macroprojeto de planeamento estratégico dos Arquivos do Ministério da Saúde e, concomitantemente, delinear um planeamento de curto prazo, sob a forma de microprojetos, assentes em diferentes grupos de trabalho e respetivos planos de ação, em várias Instituições do MS.

    A gestão deste macroprojeto versou, sobretudo, o planeamento, organização de meios e recursos, bem como o acompanhamento e controlo, num processo contínuo para alcançar os objetivos acima descritos.

    Tendo por base o diagnóstico da situação arquivística dos Serviços e Organismos do MS, levado a cabo em conjunto com a Direção-Geral do Livro, do Arquivo e das Bibliotecas (DGLAB), em 2012, seguiram-se várias visitas técnicas que procuraram abranger várias tipologias de Instituições: Centros Hospitalares, ACES e Instituições da Administração Direta e Indireta do Estado.

    Em simultâneo, elaboraram-se planos de ação, tendo em vista a atuação nos microprojetos das Entidades parceiras da SGMS, abrangendo a prática de gestão de Arquivos correntes, semi-ativos e inativos.

    O apoio técnico da SGMS, na área dos Arquivos, materializa-se em:

    • Visitas Técnicas (Planos de Ação, Relatórios e Autos de Eliminação);
    • Pareceres Técnicos;
    • Acompanhamento e Consultadoria-Técnica nos projetos de avaliação da informação;
    • Análise e apoio às Entidades na validação de Autos de Eliminação;
    • Formação.

     

    Estas atividades funcionam como micro projetos da SGMS, na sua vertente de apoio técnico às Instituições e permitem, igualmente, que a SGMS regule e normalize nas áreas que realmente são fundamentais para a qualidade e eficiência dos Serviços.

     

    Estágios Profissionais

     

    Na senda do projeto de coordenação técnica para melhorar a qualidade dos arquivos do MS, a SGMS abrangeu um conjunto muito diversificado de atividades relacionadas com a gestão de arquivo, desde a elaboração de instrumentos de política, organização e planeamento, para além do desenvolvimento de atividades de acompanhamento na realização de tarefas relacionadas com a gestão integrada da informação, nas suas diferentes vertentes.

    Dada a natureza da informação/documentação administrativa e clínica do SNS e dos Serviços do MS, considerou-se de interesse envolver as Universidades neste projeto, estabelecendo uma colaboração para o acolhimento de estagiários/as cuja componente letiva incluía atividades desta natureza.

     

    Aceda a alguns destes Trabalhos Académicos: